Por Luke Mikic.
Texto traduzido e adaptado, por Jeff.
Um oferecimento: Blacktag carteiras de metal.
Muitos Bitcoiners frequentemente fazem a falsa suposição de que são totalmente autossuficientes, mas o que isso realmente significa? A que tipos de “soberania” estamos realmente nos referindo?
Na realidade, existem diferentes formas de soberania:
Soberania Financeira
Soberania Geográfica
Soberania Empreendedora
Os bitcoiners têm a sorte de serem financeiramente autossoberanos simplesmente por acumularem BTC, mas isso ainda ignora os outros dois terços necessários para ser um homem renascentista totalmente autossoberano.
A razão por trás do surgimento dessas diferentes formas de soberania são certas megatendências importantes que recentemente começaram seu movimento ascendente parabólico.
Essas tendências estão remodelando a maneira como interagimos, fazemos negócios e, por fim, percebemos o mundo. Então, se você não tem um entendimento firme do que são essas tendências, é improvável que você consiga capitalizá-las efetivamente.
Portanto, hoje faremos uma análise profunda dessas diferentes formas de soberania para ajudar você a entender seus principais motivadores e como melhor incorporá-los à sua vida.
Tendência nº 1: Soberania Financeira
A primeira tendência exponencial a explorar é a grande população de indivíduos em busca de soberania financeira.
Ao analisar qualquer gráfico histórico, os Bitcoiners concordariam que o preço do bitcoin está crescendo em um ritmo exponencial. O que muitos Bitcoiners podem não concordar, no entanto, é o ritmo de adoção do Bitcoin.
A primeira questão é como realmente medir a adoção do bitcoin? Algumas armadilhas potenciais comuns incluem:
Analisamos o número de carteiras de Bitcoin com um certo valor em $ na cadeia?
Como incorporamos/ajustamos para aqueles que têm exposição ao Bitcoin por meio de ETFs e mineradores de Bitcoin?
Como explicar as moedas mais antigas que são presumivelmente perdidas por Satoshi?
Antes de explorarmos três estimativas de adoção diferentes, precisamos deixar uma coisa clara; O Bitcoin tem diferentes curvas de adoção dependendo da função que você espera que o Bitcoin provavelmente cumprirá.
Por exemplo, você acredita que o Bitcoin será um concorrente direto do ouro (ou seja, uma reserva de valor ) ou acredita que a tecnologia um dia também cumprirá a função de um meio global de troca ?
Agora que isso está resolvido, vamos dar uma olhada rápida em nossas três estimativas diferentes de curva de adoção.
Estimativa nº 1
Para nossa primeira estimativa, vamos nos ater à excelente análise de Jesse Myers, que estimou que a porcentagem do mundo autocustodiou mais da metade de seu patrimônio líquido em Bitcoin.
Esta estimativa usa os dados do que pode ser melhor descrito como um maximalista do Bitcoin. As estatísticas sugerem que menos de 1% do mundo adotou o Bitcoin hoje.
Estimativa nº 2
Ao analisar dados on-chain, precisamos entender que os dados do blockchain são incrivelmente confusos e, portanto, podem frequentemente gerar dados conflitantes, dependendo apenas de como certos dados são rotulados.
Por isso, usei o número de endereços de Bitcoin acima de 0, uma métrica bastante grosseira na tentativa de permanecer aproximadamente precisa.
Quando dividido pela população global de ~8 bilhões, chegamos a um número de 0,6% (também abaixo do limite de 1% em nossa primeira estimativa acima).
Estimativa nº 3
Em nossa terceira e última estimativa, incluímos indivíduos que se inscreveram em bolsas, mas ainda não decidiram autocustodiar seus ativos de Bitcoin.
Analisar os saldos de câmbio representa uma limitação semelhante aos dados on-chain, ou seja, pode haver várias carteiras menores, todas controladas por uma grande baleia, distorcendo assim as estimativas de adoção do bitcoin.
Ao analisar aqueles que se inscreveram em uma exchange para comprar bitcoin/cripto, a Crypto.com descobriu que havia ~580 milhões de usuários globais no total. Os dados mostraram que 70% dessas pessoas compraram Bitcoin em algum momento, o que implica ~406 milhões de usuários de Bitcoin.
Isso representa uma taxa de adoção global do Bitcoin de 5%.
Independentemente de qual das três estimativas acima você acredita, acho que todos podemos concordar que ainda estamos nos primórdios da adoção global do Bitcoin.
Com base no amplamente conhecido gráfico de adoção em curva S (abaixo), se o Bitcoin continuar seu crescimento implacável de adoção, provavelmente ainda estaremos nas fases de "inovadores" ou "adotantes iniciais" da tendência de adoção mais ampla.
Tendência #2: Soberania Geográfica
A segunda tendência exponencial que estamos explorando hoje é o grupo de indivíduos que busca soberania geográfica.
O número de nômades digitais disparou de ~5 milhões em 2018 para mais de 35 milhões em 2023 (um aumento de 7x). Isso é surpreendente quando comparado à tendência do trabalho remoto, que levou mais de uma década para atingir 4,8 milhões de nômades.
Desde 2019, essa tendência vem aumentando em 51,8% ao ano, representando um aumento de mais de 6 milhões de nômades a cada ano.
Um ponto de inflexão foi claramente alcançado no período de 2018-2020, o que resultou em adoção crescendo exponencialmente. Para colocar isso em perspectiva, se os nômades digitais constituíssem um país, eles seriam classificados como o 41º maior país em população globalmente.
Somente com esse crescimento, parece claro que o conceito de estado de rede de Balaji Srinavason já ganhou vida; no entanto, não é a única tendência exponencial que impacta radicalmente a maneira como conceituamos o papel dos governos na era digital.
Tendência #3: Soberania Empreendedora
A terceira tendência exponencial pode ser mais difícil de detectar do que as duas primeiras que discutimos, mas é sem dúvida a mais importante.
Essa tendência é caracterizada por indivíduos que adotam a Soberania Empreendedora digital e online.
Globalmente, muitas pessoas estão começando a perceber que nosso sistema educacional foi desenvolvido para a era industrial e projetado para promover a especialização profissional e a lealdade à empresa, ou seja, a confiança no processo, trabalhando como uma engrenagem em uma "máquina industrial" mais ampla.
Esse sistema educacional treinou um certo grupo de indivíduos (muitos dos quais agora estão se aposentando) para seus empregos na era industrial, mas deixa as últimas coortes populacionais terrivelmente mal equipadas para prosperar na era digital.
As pessoas estão começando a perceber isso e estão basicamente abandonando o tradicional "9 às 5" decidindo utilizar a tecnologia para obter eficiências de produtividade e iniciar seus próprios negócios como empreendedores.
Isso ficou claro no início dos anos 2000, quando a adoção global da internet atingiu sua curva de crescimento parabólica (talvez um crescimento semelhante seja iminente para a adoção do Bitcoin no próximo ciclo?).
Esse movimento de trabalho autônomo está acontecendo em todo o mundo ocidental, mas os gráficos acima ainda não conseguem capturar a gravidade desse novo movimento online e descentralizado.
O motivo é que muitas dessas métricas relatadas não incluem muitos desses novos empreendedores digitais. No entanto, acho que tenho um proxy para resolver isso, a saber, a tendência de novos canais do YouTube sendo criados.
O número de canais do YouTube dobrou nos últimos 12 meses, crescendo de 50 milhões para 114 milhões em 2024, refletindo uma tendência exponencial por si só.
Essa tendência é particularmente interessante porque acredito que reflete o que acredito ser um dos maiores problemas da sociedade atual, ou seja, a perda de confiança nos sistemas tradicionais (geralmente centralizados).
Isso parece ser corroborado pelo declínio constante nas visualizações da mídia “tradicional”.
A ascensão de Joe Rogan (e sua capacidade de obter substancialmente mais visualizações do que uma plataforma de mídia tradicional como a CNN) é outra exemplificação dessa tendência. Os indivíduos parecem mais propensos a confiar em um rosto/persona do que em uma empresa.
Desde streaming no Twitch até a criação de um blog ou até mesmo um curso educacional online, os empreendedores digitais estão capitalizando o alcance exponencial que a internet proporciona ao indivíduo.
Principais conclusões
Como exploramos, há três tendências exponenciais emergentes surgindo hoje, todas elas alinhadas ao tema mútuo da desconfiança por parte dos indivíduos.
Não só é improvável que essas tendências desacelerem, como acredito que elas provavelmente continuarão sua ascensão exponencial e, para aproveitá-las corretamente, precisamos primeiro entender seus catalisadores e motores de crescimento subjacentes.
Os indivíduos buscam a soberania financeira porque não confiam em seu governo (em particular na disposição do governo de desvalorizar a moeda de seus cidadãos)
Os indivíduos buscam soberania geográfica porque não confiam que seu governo promoverá justiça e igualdade de riqueza.
Os indivíduos buscam a soberania empresarial porque não confiam que seu governo criará um mercado de trabalho que funcione bem e com padrões de remuneração justos.
Para se tornar um “homem da renascença digital”, eu recomendaria empregar todas as três formas de soberania acima. Para fazer isso, tudo o que você precisa fazer é:
Etapa 1: Mantenha Bitcoin (soberania financeira);
Etapa 2: Gastar e economizar em Bitcoin (soberania geográfica); e
Etapa 3: Ganhe em Bitcoin (soberania empresarial).