Jiangxi Bank da China quebrou
Por Sina.
Texto traduzido e adaptado, por Jeff.
Oferecimento: Stackfy, Bitcoin de forma fácil e rápida sem KYC.
O setor bancário da China enfrenta uma crise em larga escala. Em apenas uma semana, 40 bancos desapareceram, sendo absorvidos por instituições maiores. Recentemente, o Jiangxi Bank da China faliu, agravando ainda mais a crise. Os bancos menores da China estão lutando com empréstimos problemáticos e exposição à crise imobiliária em andamento.
Escopo do Problema Existem cerca de 3.800 instituições problemáticas desse tipo. Elas possuem 55 trilhões de yuans (US$ 7,5 trilhões) em ativos—13% do sistema bancário total—e são mal administradas há muito tempo, acumulando grandes quantidades de empréstimos inadimplentes. Muitas delas emprestaram a desenvolvedores imobiliários e governos locais, ficando expostas à crise imobiliária da China. Nos últimos anos, algumas revelaram que 40% de seus ativos são compostos por empréstimos não performantes.
O Bank of Jiujiang, um banco de médio porte, recentemente revelou que seus lucros podem cair 30% devido aos empréstimos mal performantes. Esta rara divulgação destaca a gravidade da situação. As autoridades têm pressionado por mais transparência, mas a verdadeira extensão do problema de dívidas inadimplentes ainda está emergindo. As quatro AMCs estatais criadas para gerir essas dívidas agora enfrentam dificuldades, com uma delas precisando de um resgate de US$ 6,6 bilhões em 2021.
Bancos Desaparecendo!
A principal solução da China para lidar com bancos pequenos e fracos: fazê-los desaparecer. Das 40 instituições que desapareceram recentemente, 36 estavam na província de Liaoning e foram absorvidas por um novo banco, chamado Liaoning Rural Commercial Bank, criado como um receptáculo para bancos falidos. Desde sua criação em setembro, outras cinco instituições foram estabelecidas com propósitos semelhantes, e mais são esperadas.
A Causa Raiz: Recessão do Setor Imobiliário A causa principal? O setor imobiliário da China está em uma profunda recessão. Desenvolvedores imobiliários e governos locais excessivamente endividados têm inadimplido seus empréstimos, criando uma cascata de instabilidade financeira. Os preços dos imóveis despencaram, e os projetos de construção pararam, aumentando ainda mais a pressão sobre o sistema financeiro.
Dívidas Ocultas e Repressão Regulamentar Para agravar a situação, os bancos têm usado empresas de gestão de ativos (AMCs) para descarregar empréstimos tóxicos, criando uma fachada de estabilidade. Essas AMCs compram os empréstimos ruins, mas evitam assumir os riscos de crédito, resultando em um acúmulo de dívidas ocultas. A Administração Nacional de Regulamentação Financeira (NAFR), um novo regulador bancário, tem reprimido essas práticas, emitindo multas e aumentando a supervisão.
O Que Está Por Vir? Esse desaparecimento regulatório provavelmente acelerará. A agência de classificação S&P Global estima que levará uma década para concluir esse processo. Embora menos bancos maiores sejam mais fáceis de regular, combinar dezenas de bancos falidos apenas cria instituições maiores e mais problemáticas.
O fato é que a economia chinesa está em um estado de "prolongamento e pretensão". Anos de crescimento alimentado por crédito finalmente chegaram ao fim, e o resultado será um crescimento mais lento para a China e um impacto negativo na economia global. O crescimento mais lento da economia chinesa, por sua vez, agravará os problemas bancários.
Isso provavelmente terminará em injeções massivas de liquidez, estímulo econômico e investidores migrando para ativos reais.
Bitcoin conserta isso!
😏
Estão de parabéns pelos conteúdos. Irei compartilhar a Plebs.