Um oferecimento: BLACKTAG carteiras de metal.
Por Jeff.
A questão da volatilidade do Bitcoin depende do ponto de vista. Se olharmos para o Bitcoin através da lente do dinheiro tradicional, é claro que ele vai parecer instável.
Mas, e se fizermos o contrário e olharmos para o dinheiro tradicional sob a ótica do Bitcoin?
De repente, é o dinheiro tradicional que parece volátil!
Comparar o Bitcoin e a moeda fiduciária diretamente não nos diz muito, pois é uma questão subjetiva. Para realmente entender qual é mais volátil e qual é mais estável, precisamos olhar para as políticas monetárias que sustentam cada um.
A política monetária do dinheiro tradicional é reativa e depende de uma série de fatores externos como decisões políticas, conflitos internacionais, o mercado imobiliário e muito mais. Isso faz com que os bancos centrais ajustem as taxas de juros, afetando diretamente a criação e o fluxo de dinheiro.
O Bitcoin, por outro lado, segue uma abordagem proativa. Aproximadamente a cada 10 minutos, novos bitcoins são gerados e distribuídos para aqueles que ajudam a proteger a rede. Se o ritmo de criação de blocos muda, o sistema ajusta automaticamente a dificuldade a cada duas semanas para manter a emissão regular.
Não importa o que esteja acontecendo no mundo—seja crise política, guerras ou desastres naturais—o Bitcoin segue seu curso, bloco após bloco, de forma imutável. Então, o que parece mais volátil para você: o dinheiro que depende das decisões humanas, ou o dinheiro que opera com base em regras matemáticas fixas?
A previsibilidade do Bitcoin é algo sem precedentes no mundo financeiro, e essa estabilidade é vital para uma moeda que serve como base para a civilização. A instabilidade do dinheiro tradicional é uma das razões pelas quais enfrentamos tantas crises financeiras e conflitos sociais atualmente.
Claro, o Bitcoin ainda é novo, e o conhecimento sobre ele está longe de ser universal. Isso significa que seu preço em termos de moeda fiduciária ainda pode ser volátil. Lembra quando o ouro começou a ser usado como dinheiro? Naquela época, seu valor também flutuava bastante em relação às outras formas primitivas de moeda. O mesmo está acontecendo com o Bitcoin hoje.
Se insistirmos em medir o valor do Bitcoin em moeda fiduciária, é importante lembrar que essa "volatilidade" do Bitcoin geralmente tem sido para cima. Ninguém que tenha mantido Bitcoin por pelo menos quatro anos perdeu poder de compra; pelo contrário, muitos viram ganhos significativos.
Assim como você não deixaria alguém convencê-lo de que o mundo está girando enquanto você está parado no carro, também não deve aceitar a ideia de que o Bitcoin é volátil enquanto o dinheiro tradicional é estável.
Na verdade, o Bitcoin pode ser o ativo mais estável já criado. A verdadeira volatilidade está na moeda fiduciária. Se você conhece alguém espalhando dúvidas sobre isso, é hora de ajudá-los a enxergar a situação de outro ângulo.
Excelente artigo! Antes mesmo de terminar de ler já tava no control+C e control+V. kkkkk
Muito bom!!! Padrão BTC