Por Daniel Ripoll.
Texto traduzido e adaptado, por Jeff.
Oferecimento: Stackfy, Bitcoin de forma fácil e rápida sem KYC.
Costumo ouvir altcoiners, como Justin Bons, prevendo que o BTC falhará em 5 a 10 anos devido à falta de taxas suficientes para sustentar os mineradores. Isso me fez perceber que a principal diferença entre os defensores dos pequenos blocos (small blockers) e os defensores dos grandes blocos (big blockers) para o Bitcoin é uma questão de prioridade.
Big blockers veem o BTC principalmente como um meio de pagamento. Para eles, alta capacidade de transações e baixas taxas são os aspectos mais importantes a serem priorizados no BTC. Small blockers, por outro lado, veem o BTC como uma nova forma de dinheiro que irá disruptar os bancos centrais e revolucionar completamente o sistema financeiro global ao devolver o dinheiro sólido ao povo. Small blockers não têm problema com o BTC sendo usado para comprar uma xícara de café. Porém, eles não estão dispostos a sacrificar a solidez do BTC como uma forma superior de dinheiro em troca de uma funcionalidade melhor de pagamentos na camada base.
É simplesmente uma diferença de prioridade.
Qual aspecto você acha mais importante? Escalar pagamentos ou revolucionar o sistema financeiro global?
Se você ler o livro The Blocksize War, tudo fará mais sentido. Os big blockers são mais técnicos. Pessoas técnicas tendem a focar nos aspectos de velocidade e escalabilidade do dinheiro. Os small blockers são mais frequentemente defensores do dinheiro sólido, preocupados com a antifragilidade, e querem garantir que a segurança e a descentralização prevaleçam.
Blocos maiores exigem maior armazenamento. A pessoa comum não pode executar um nó quando blocos maiores são usados. Um data center é necessário. Não é possível disruptar bancos centrais se seus poucos grandes data centers forem fechados. Por isso, a prioridade é permanecer descentralizado.
A propósito, os defensores dos grandes blocos fizeram um hard fork e conseguiram seus blocos maiores, mas ninguém usa suas cadeias (BCH, BSV, e podemos incluir o XNO (Nano), porque ele também está tentando competir com o BTC como dinheiro sólido). Isso prova que o mercado valoriza o dinheiro sólido mais do que pagamentos rápidos.
Mas é interessante ver que pessoas ainda estão tendo o mesmo debate que tiveram há 6-7 anos durante a A Guerra dos Blocos. Isso é enquadrado dessa forma por causa de algo chamado Trilema do Blockchain.
Você não pode otimizar para segurança, descentralização e escalabilidade. Você só pode otimizar para dois desses três na camada base.
A família BTC escolheu otimizar para descentralização e segurança. As famílias BCH, BSV e NANO otimizaram para escalabilidade, à custa da segurança, descentralização ou ambos. Todas essas três cadeias são mais rápidas que o BTC na camada 1. No entanto, nenhuma dessas chamadas concorrentes é tão segura ou descentralizada quanto o BTC.
É uma questão de prioridade.