O QUE SÃO OS PAGAMENTOS SILENCIOSOS?
Aprimorando a privacidade nas transações em bitcoin.
Por Jeff.
Um oferecimento: Blacktag carteiras de metal.
Introdução
A ideia por trás dos pagamentos silenciosos é simples, mas poderosa: um caminho para aumentar a privacidade dos usuários do Bitcoin sem sacrificar a praticidade. Em vez de expor seus endereços em cada transação, o recebedor pode gerar um endereço público fixo, e o remetente cria um endereço de pagamento exclusivo e secreto a partir disso. Isso torna cada transação única e não rastreável por terceiros, mantendo o anonimato do recebedor.
BIP: 352
Camada: Aplicações
Título: Pagamentos Silenciosos
Autor: josibake <josibake@protonmail.com>
Ruben Somsen <rsomsen@gmail.com>
Comentários-URI: https://github.com/bitcoin/bips/wiki/Comments:BIP-0352
Situação: Proposto
Tipo: Faixa de Padrões
Criado: 2023-03-09
Licença: BSD-2-Clause
Propostos originalmente por Ruben Somsen em março de 2022, os Silent Payments receberam várias revisões pela comunidade desde então. Endereços reutilizáveis têm sido sugeridos desde 2015, mas este novo padrão trouxe atenção renovada por sua solução eficiente, escalável e extremamente privada.
Silent Payments são uma forma de os usuários terem um endereço de recebimento estático, enquanto mantêm sua privacidade. Esses endereços também são conhecidos como "códigos de pagamento reutilizáveis" ou "endereços furtivos".
Exemplo:
sp1qqttuwe3e5mqqw0lpftpewrrtq4cq6lmjn0wgfqvnee9p7g0cjjs9cq6d824qqw37pzflk6c26k84ry96mlhh85s907al62gm6fl0xf8fusvktrx
Esses endereços contrastam com um endereço Bitcoin regular, como:
bc1pfdndvt75jg6037t60782vx56jv03xlrchxr70435cr80cy66rkgshjkda3
Mas por que são necessários?
Para receber bitcoin, você precisa de um endereço Bitcoin. Embora seja fácil gerar novos endereços, o recebimento de múltiplos pagamentos de várias pessoas pode complicar as coisas. Reutilizar o mesmo endereço compromete a privacidade, pois facilita o rastreamento das transações. Observadores externos podem facilmente ligar os pagamentos entre si.
Imagine que você seja o comerciante e aceite pagamentos em Bitcoin no seu negócio. Com os métodos tradicionais, você teria que criar um endereço novo para cada cliente, complicando bastante a logística. Além disso, reutilizar o mesmo endereço gera um risco, já que qualquer pessoa que saiba seu endereço pode observar todos os pagamentos recebidos e assim saber quantos Bitcoins você tem.
Com os pagamentos silenciosos, você simplesmente disponibiliza um único endereço público, e cada pagamento que chega é como se fosse direcionado a um endereço exclusivo e secreto, mesmo que os clientes só vejam o endereço público inicial.
Isso acontece porque, ao gerar o pagamento, o remetente usa um truque de criptografia, o Elliptic Curve Diffie-Hellman (ECDH), para criar esse endereço de forma invisível. A transação aparece na timechain como um pagamento normal, mas sem expor que aquele valor foi para você. Assim, quem está de fora não tem como saber que várias transações foram, na verdade, enviadas para a mesma pessoa. Genial, não?
Usar o mesmo endereço várias vezes pode vincular suas transações ao seu mundo real. Se um pagamento for associado aos seus dados pessoais, todas as suas transações anteriores podem ser comprometidas.
O objetivo da proposta do Bip 352 - Pagamentos Silenciosos é apresentar um protocolo que satisfaça as seguintes propriedades:
Nenhum aumento no tamanho ou custo das transações.
As transações resultantes se misturam com outras transações de bitcoin e não podem ser distinguidas.
As transações não podem ser vinculadas a um endereço de pagamento silencioso por um observador externo.
Não é necessária interação entre remetente e destinatário.
Não há vinculação de vários pagamentos ao mesmo remetente.
Cada pagamento silencioso vai para um endereço exclusivo, evitando a reutilização acidental do endereço.
Suporta rotulagem de pagamento.
Usa métodos de frase-semente ou descritores existentes para backup e recuperação.
Separa as responsabilidades de digitalização e gastos.
Compatível com outros protocolos de gastos, como CoinJoin.
Suporte para cliente leve/carteira SPV.
O protocolo é atualizável.
Embora ainda em desenvolvimento ativo pela comunidade Bitcoin Core, algumas carteiras já estão implementando essa funcionalidade:
- Silentium (GitHub)
- Cake Wallet (beta)
- SeedSigner (experimental)
Mas, nem tudo são flores. Embora a ideia seja promissora, existem alguns desafios técnicos a serem superados. Por exemplo, o custo de processamento para identificar esses pagamentos é mais intenso do que nas carteiras tradicionais, o que pode ser um problema para quem usa dispositivos mais leves ou móveis. Além disso, integrar essa tecnologia em todo o ecossistema do Bitcoin vai demandar um algum tempo e esforço por parte dos desenvolvedores.
Outro ponto importante é garantir que os pagamentos silenciosos funcionem bem com outros mecanismos de privacidade do Bitcoin, como o CoinJoin, que mistura várias transações para dificultar o rastreamento. A comunidade precisará de mais pesquisas para garantir que tudo funcione de maneira harmônica e segura.
Recapitulando
Com Silent Payments, você gera um endereço permanente e pode compartilhá-lo com qualquer pessoa. Cada pagamento recebido cria automaticamente um novo endereço Bitcoin, protegendo a privacidade de ambos os envolvidos. Não é necessário que o recebedor esteja online, e o processo usa uma combinação de chaves públicas e uma chave secreta compartilhada para gerar o novo endereço de recebimento.
Conclusão
Os pagamentos silenciosos podem se tornar uma parte essencial do Bitcoin. Em um mundo onde cada transação seja uma "conversa secreta" entre o remetente e o destinatário, invisível aos olhos de todos os outros.
Esse é o objetivo, e o caminho para chegar lá parece mais claro a cada dia. Porém, como qualquer avanço tecnológico, a adoção dos Silent Payments vai depender da aceitação da comunidade e da integração com as ferramentas e infraestruturas já existentes. A estrada é longa, mas o potencial é imenso. Esses pagamentos podem mudar radicalmente a forma como as transações são feitas, tornando o Bitcoin ainda mais alinhado com sua visão original de soberania financeira e privacidade.
À medida que a tecnologia evolui, soluções como esta nos aproximam desse objetivo.
Oferecimento: Blacktag, Contbit e Stackfy.
Blacktag: Carteiras de metal.
Contbit: Assessoria contábil, fiscal e financeira especializada em Bitcoin.
Stackfy: Compre Bitcoin de forma fácil e rápida sem KYC.
Referências utilizadas:
Somsen, Ruben. Silent Payments Proposal.
Silent Payments Explained. Silent Payments Documentation.
Bitcoin Magazine. Silent Payments Make Bitcoin More Private.
Silent Payments. Bitcoin Optech.
GitHub BIPs Repository. BIP-0352 Silent Payments.