UM BURACO NEGRO MONETÁRIO
Como o BTC está transformando o conceito de reserva de valor em escala global.
Oferecimento: Stackfy, e loja Planeta Bitcoin.
O BTC continuará absorvendo valor e retornando os preços ao seu verdadeiro valor utilitário.
Por Daniel Ripoll.
Bitcoin é um buraco negro. Ele está atraindo o prêmio monetário de outros ativos de reserva de valor, exatamente como Satoshi o projetou para fazer.
Isso é uma boa notícia se você for um plebe e uma má notícia se estiver usando algo além do BTC como reserva de valor (SoV).
No padrão fiduciário, as pessoas entendem que sua moeda está perdendo valor, então aprendem a investir em ativos escassos como imóveis, ações e ouro.
Trilhões de dólares estão sendo "armazenados" nesses ativos, o que eleva seus preços muito acima do que seriam se as pessoas pudessem simplesmente economizar em sua moeda fiduciária. Como resultado, todos esses ativos são negociados com um prêmio significativo em relação ao seu valor utilitário. Seria um grande ganho para os plebs se os preços se aproximassem de seus valores utilitários. A vida seria muito mais acessível.
A diferença entre o preço real de um ativo e o preço que reflete apenas seu valor utilitário é chamada de "prêmio monetário". Por exemplo, as ações da Apple talvez não fossem negociadas a 36 vezes seus lucros, mesmo com crescimento estagnado, se as pessoas soubessem que seu dinheiro preservaria seu poder de compra. AAPL está supervalorizada em relação aos seus fundamentos porque é uma empresa estável e funciona como uma boa reserva de valor. O preço geralmente fica à frente da inflação, então as pessoas compram sem nem pensar na avaliação. A Apple goza de um prêmio monetário muito alto. O mesmo acontece com uma barra de ouro ou uma casa.
Mas aqui está o ponto: nenhum desses "ativos tangíveis" foi projetado para ser uma reserva de valor. Os humanos atribuíram a esses ativos o status de reserva de valor porque eram os melhores disponíveis para essa finalidade.
Então, o que acontece quando o BTC surge? O Bitcoin é o primeiro ativo que foi projetado desde o início para ser uma reserva de valor. Seu preço reflete nada além de 100% de prêmio monetário puro. Pode realmente ser o caso de que o único ativo sem "utilidade" possa desfrutar do maior prêmio monetário de todos?
Sim.
Isso já está acontecendo.
O ouro mal se mexeu na última década, enquanto o BTC subiu várias centenas de milhares por cento no mesmo período. Parte do dinheiro que teria sido usado para comprar ouro e elevar o preço do ouro foi direcionado ao BTC. O BTC já sugou parte do prêmio monetário do ouro.
Qual será a próxima classe de ativos? As ações parecem pouco atraentes de uma perspectiva macroeconômica. Parte do capital que teria sido armazenado em ações pode encontrar seu caminho para o BTC se as ações caírem?
Os imóveis ainda estão supervalorizados, especialmente com as taxas de juros no nível mais alto em quatro décadas. Parte do dinheiro que os investidores imobiliários teriam usado para comprar propriedades pode fluir para o BTC em vez disso?
Os títulos parecem razoáveis, mas investidores experientes sabem que os rendimentos reais ainda são negativos. O mercado parece estar despertando para isso. O que acontecerá com os rendimentos dos títulos quando grandes quantidades de capital, que teriam sido direcionadas para eles, forem redirecionadas para o BTC?
O BTC absorverá uma parte significativa do prêmio monetário de outros ativos de reserva de valor porque é melhor em armazenar valor do que os outros e fará esse trabalho por mais tempo.
Você percebe o peso? É a gravidade do Bitcoin lentamente atraindo o prêmio monetário de todos os outros ativos e retornando os preços ao seu valor utilitário em termos de BTC.
Leia também: O QUE É A HIPERBITCOINIZAÇÃO?.