UTXOs DE BITCOIN E PORQUE ELES SÃO IMPORTANTES
Entender um pouco mais sobre como funcionam os UTXOs de bitcoin pode ajudar a preservar sua privacidade e reduzir a quantidade de bitcoin que você gasta em taxas de transação.
Oferecimento: Stackfy, e loja Planeta Bitcoin.
O que é um UTXO de bitcoin e por que eles são importantes?
Por Tom Honzik.
Embora muitos usuários possam não perceber, todas as carteiras de bitcoin precisam de algum nível de manutenção para serem gerenciadas corretamente. Se você usa um custodiante, ele cuida dessas coisas. No entanto, quando você mantém seu bitcoin sob custódia própria, ninguém é responsável por gerenciar sua carteira além de você. Para manter sua carteira adequadamente, é necessário saber o que são UTXOs e como gerenciá-los.
Como diz o velho ditado: com grande poder vem grande responsabilidade. É um erro pensar que você pode simplesmente depositar bitcoin em uma carteira de custódia própria e esquecer. Entender um pouco mais sobre como funcionam os UTXOs de bitcoin pode ajudar a preservar sua privacidade e reduzir a quantidade de bitcoin que você gasta em taxas de transação.
O que é um UTXO?
Você não está sozinho se se sente tentado a evitar aprender algo chamado "UTXO" – pode soar um pouco intimidador. Provavelmente não ajuda saber que UTXO é uma abreviação de "saída de transação não gasta". Se você está preocupado em precisar ser um cientista da computação para continuar lendo, fique tranquilo: em apenas alguns parágrafos, tudo fará sentido.
Uma conta bancária vs. um cofrinho
O mundo das finanças tradicionais pode nos fornecer ótimas analogias para entender como o bitcoin opera. Para ajudar a explicar o papel dos UTXOs, vamos começar com dois modelos mentais diferentes para armazenar dinheiro: uma conta bancária e um cofrinho.
Se você abrir uma conta bancária e depositar dinheiro, seu dinheiro será imediatamente misturado com o dinheiro de todos os outros clientes do banco. Pode haver milhares de clientes, então não faz sentido para o banco manter o dinheiro de cada pessoa em uma pilha separada. Eles combinam tudo e registram quanto é seu. Não importa se você deposita uma nota de $100 ou três notas de $20 e quatro notas de $10. O que importa é que o valor total depositado seja $100. Quando você tentar sacar seus $100, eles não necessariamente lhe darão as mesmas denominações de notas que você depositou.
Existe uma diferença importante se você usar um cofrinho para armazenar seu dinheiro. Se você colocar cinco notas de $20 no seu cofrinho, os $100 de conteúdo permanecerão dessa forma: cinco notas de $20. Se você retirar os $100, não receberá magicamente uma única nota de $100, ainda terá cinco notas de $20. Além disso, se você quisesse pagar alguém $10 dos $100 no seu cofrinho, haveria um problema: a menor nota disponível vale $20, então seria necessário trocar por valores menores.
O modelo de conta bancária é um serviço de custódia que guarda seu dinheiro para você, análogo a uma exchange que detém o bitcoin das pessoas – todos os bitcoins são misturados.
O modelo do cofrinho é dinheiro em custódia própria, que é o modelo mental correto a ser usado ao imaginar bitcoins em carteiras de custódia própria.
Há uma diferença fundamental entre depositar 0,9 BTC na sua carteira em uma única transação e depositar 0,1 BTC nove vezes. Mesmo que o total seja 0,9 BTC em ambos os casos, cada depósito permanece como uma entidade separada dentro da sua carteira de bitcoin. Cada uma dessas entidades é um UTXO.
Os UTXOs de bitcoin não são limitados por denominação Quando você faz um único depósito de 0,9 BTC em uma carteira, o resultado é que você tem um único UTXO de 0,9 BTC. Se, em vez disso, fizer nove depósitos separados de 0,1 BTC, terá nove UTXOs totalizando 0,9 BTC. É semelhante a colocar nove notas de $10 em um cofrinho, em vez de uma única nota de $90.
Espere, o quê?
Uma nota de $90? Isso mesmo. A analogia com o dinheiro e o cofrinho não funciona perfeitamente, porque as notas geralmente existem em denominações fixas que são múltiplos comuns de 5 e 10. Os UTXOs de bitcoin podem existir em qualquer quantidade. Você pode fazer um depósito de 3,0610477 BTC em uma carteira de bitcoin e, ao fazer isso, terá um único UTXO nesse valor.
Então, por que importa se você tem um UTXO de 0,9 BTC ou nove UTXOs de 0,1 BTC? Vamos chegar a isso em breve.
A saída de transação não gasta Primeiro, vamos analisar de onde vem o termo "saída de transação não gasta". Para qualquer transação de bitcoin (ou qualquer transação, na verdade), existem entradas e saídas. Existem remetentes e destinatários. As entradas são os proprietários anteriores do dinheiro e o valor que estão enviando. As saídas são os novos proprietários do dinheiro e o valor que estão recebendo. Pode haver apenas uma única entrada ou múltiplas entradas para qualquer transação, assim como uma única saída ou múltiplas saídas.
Com isso em mente, a linguagem "saída de transação" deve fazer mais sentido; quando você deposita bitcoin na sua carteira, sua carteira é a receptora da transação e, portanto, recebe uma saída. A palavra "não gasta" simplesmente significa que você ainda não movimentou o bitcoin novamente, e a "nota" permanece no seu "cofrinho".
Por que os UTXOs são importantes?
Se você deixar seu bitcoin nas mãos de um custodiante, não precisará se preocupar com UTXOs. Assim como o dinheiro em uma conta bancária, as denominações das "notas" podem ser qualquer coisa, porque seu dinheiro é misturado com o de todos os outros. Os UTXOs ainda precisam ser considerados pelo custodiante, por razões que abordaremos abaixo. Mas você, como usuário final, não precisa pensar nisso – tudo o que você tem é uma promessa de pagamento.
No entanto, os UTXOs na sua carteira de custódia própria são muito relevantes para você, por razões semelhantes às denominações de notas em seu cofrinho. Ao pagar alguém com o dinheiro no seu cofrinho, há o passo extra de decidir quais notas usar e se será necessário troco. Ao enviar bitcoin de uma carteira sob seu controle, há o passo extra de selecionar UTXOs, mesmo que você não perceba.
Se você já gastou bitcoin de carteiras de custódia própria antes e está se perguntando por que nunca precisou selecionar UTXOs, é porque muitas interfaces de carteira tentam simplificar as coisas.
Elas automatizam a seleção dos seus UTXOs para você, para evitar que novos usuários fiquem sobrecarregados com a complexidade. No entanto, para ter verdadeira propriedade do seu bitcoin e controle total sobre as decisões tomadas, muitas interfaces de carteira têm um recurso "avançado" para seleção de UTXOs, frequentemente chamado de controle de moedas. Se o aplicativo de carteira que você usa não oferecer controle de moedas, você deve conseguir abrir a carteira em um aplicativo diferente que ofereça.
Selecionar manualmente os UTXOs que você usa para cada transação pode fazer uma grande diferença em dois aspectos principais:
Privacidade: Os UTXOs que você seleciona podem determinar as informações que você compartilha com outras pessoas (por exemplo, o destinatário) sobre o saldo da sua carteira e o histórico de transações. Taxas de transação: O número de UTXOs que você seleciona também pode afetar o valor que pagará em taxas de transação. Vamos dar uma olhada em ambos.
Privacidade
No exemplo anterior, discutimos ter nove UTXOs de 0,1 BTC ou um UTXO de 0,9 BTC. E se você quisesse enviar 0,2 BTC para alguém? Como seria o processo em cada caso?
No primeiro caso, com nove UTXOs de 0,1 BTC, você pode usar dois desses UTXOs como entradas para a transação e enviá-los ao destinatário. Essa pessoa receberia um único UTXO de 0,2 BTC. É um processo relativamente simples:
No segundo caso, você tem apenas um UTXO de 0,9 BTC, então será necessário receber troco. Se você enviar 0,2 BTC ao destinatário, também precisará enviar os 0,7 BTC restantes de volta para sua carteira (como um novo UTXO em um novo endereço de carteira):
Esse método tem a desvantagem de revelar mais informações sobre sua carteira. Lembre-se de que a timechain do bitcoin é um registro público, então todas as transações são visíveis. A pessoa que recebeu os 0,2 BTC pode pesquisar a transação e descobrir que você enviou 0,7 BTC para algum lugar como uma saída adicional. Eles podem razoavelmente supor que os 0,7 BTC são provavelmente o troco de um UTXO maior de 0,9 BTC, o que significa que você revelou a essa pessoa que tem pelo menos outros 0,7 BTC em sua carteira. Além disso, eles podem ser capazes de rastrear esse novo UTXO de 0,7 BTC e monitorar transações futuras das quais ele faça parte.
Troco é frequentemente inevitável, pois é raro que você tenha UTXOs que somem exatamente o valor que deseja enviar. Mesmo na situação com nove UTXOs de 0,1 BTC cada, se você estivesse tentando enviar 0,05 ou 0,25 BTC para alguém, o troco seria necessário. No entanto, o troco que você enviaria de volta para si seria menor, então menos informações seriam reveladas sobre o saldo da sua carteira. De modo geral, escolher UTXOs menores em vez de maiores ao enviar bitcoin ajuda a preservar sua privacidade. No entanto, ter vários UTXOs de tamanhos menores na sua carteira tem um custo, que discutiremos a seguir.
Taxas de transação
Como são calculadas as taxas de transação de bitcoin?
Se você não leu o artigo de Buck Perley, é uma ótima maneira de se aprofundar nesse assunto. A versão curta é que dois fatores determinam as taxas que você pagará para processar sua transação:
1. A taxa escolhida (custo por byte de dados)
2. A quantidade de dados que sua transação requer
Embora a maioria das carteiras de bitcoin permita selecionar a taxa que você está disposto a pagar, o que você tem menos controle é sobre a quantidade de dados que sua transação usará.
A quantidade de dados necessária para sua transação depende de vários fatores, principalmente o número de entradas e saídas. Para a maioria das transações regulares, o número de saídas é apenas um ou dois (se houver troco), mas o número de entradas depende inteiramente de quantos UTXOs você está selecionando na sua carteira.
Se você tiver um UTXO de 0,9 BTC e quiser enviar 0,6 BTC para um amigo, terá apenas uma entrada:
Uma entrada resultará em uma taxa significativamente mais baixa do que se você tivesse que usar seis entradas na forma de UTXOs de 0,1 BTC:
De fato, como as taxas são determinadas pela quantidade de dados envolvidos, em vez do valor de bitcoin, você pagaria uma taxa mais alta para enviar esses seis UTXOs de 0,1 BTC do que para enviar um UTXO de 100 bitcoins inteiros!
Quanto mais UTXOs você tiver na sua carteira, mais taxas pagará quando precisar movimentá-los. Se o mercado de taxas estiver aquecido no momento em que você precisar enviar seu bitcoin, ter muitos UTXOs menores pode ficar caro.
Quanto?
Se você está interessado em aprender mais sobre ambientes de taxas e como evitar custos de transação exorbitantes no futuro, se inscreva e assine a Pleb’s por mais artigos como esse.
Como gerencio meus UTXOs?
Existem compensações ao decidir quantos UTXOs manter em sua carteira e quais UTXOs escolher ao enviar bitcoin para um novo endereço. Como explicado acima, o bitcoin condensado em UTXOs maiores pode ajudar a economizar nas taxas, mas também pode reduzir sua privacidade. Por outro lado, bitcoin em pedaços menores de UTXO pode ajudar a ofuscar o saldo da sua carteira, mas pode resultar em taxas de transação mais altas no futuro.
Decidir qual é a sua prioridade pode ajudar a escolher uma estratégia para lidar com os UTXOs, o que é uma parte essencial da custódia própria responsável.
Existem vários métodos para gerenciar UTXOs, e abordaremos cada um em detalhes em artigos dedicados. Em alto nível, existem três técnicas principais que você pode usar:
1. Controlar a frequência dos depósitos
2. Realizar consolidações de UTXOs
3. Construir transações com a privacidade em mente
Controlar a frequência dos depósitos.
A primeira técnica disponível é a mais direta: você pode controlar a frequência dos depósitos em sua carteira de custódia própria. Cada depósito único cria um novo UTXO, então, se você compra bitcoin todos os dias em uma exchange e o envia diretamente para a custódia própria, pode acabar lidando com muitos UTXOs. Em vez disso, você poderia comprar bitcoin na exchange todos os dias, mas transferi-lo para sua carteira apenas uma vez por semana ou duas vezes por mês. Dessa forma, os UTXOs aumentariam a um ritmo muito mais lento.
Realizar uma consolidação de UTXOs.
A segunda técnica é realizar uma consolidação de UTXOs. Se você tiver nove UTXOs de 0,1 BTC cada, pode consolidá-los. Basta enviar todos os nove UTXOs para um novo endereço na sua carteira. O resultado será um único UTXO de 0,9 BTC na sua carteira (menos as taxas de transação), sem que nenhum bitcoin saia de sua custódia. Se você realizar a consolidação quando o ambiente de taxas estiver baixo, poderá economizar consideravelmente se precisar mover o bitcoin novamente quando as taxas estiverem mais altas no futuro. Para saber mais sobre essa técnica, confira nosso outro artigo que explica tudo o que você precisa saber sobre ambientes de taxas e consolidações. No entanto, lembre-se de que consolidar esses UTXOs juntos agora os expõe como pertencentes ao mesmo usuário (para qualquer pessoa que monitore a blockchain).
Construir transações com a privacidade em mente.
Uma terceira consideração é ser cuidadoso na construção das transações, o que pode ajudar a evitar revelar mais informações do que o necessário para as pessoas com quem você está transacionando. Essas técnicas podem ser mais complicadas de executar, e uma pesquisa cuidadosa pode ser necessária para evitar erros.
Leia também: O QUE É A HIPERBITCOINIZAÇÃO?.