Oferecimento: Stackfy, e loja Planeta Bitcoin.
Por Aline Mei.
Em qual estágio do luto você está?
“A morte não é o fim. Não é nem mesmo o começo do fim. Mas é, talvez, o fim do começo." Winston Churchill
Luto, é o que acontece ao se deparar com o bitcoin. É o fim do começo da percepção de que toda “realidade” era uma mentira sobre o que constitui valor e riqueza, e o que é dinheiro.
E quando você se depara com o bitcoin...🧐
“Isso não pode ser sério... é moda passageira, /dinheiro de jogo, mania de nerd." O Bitcoin desafia nossa necessidade instintiva de tangibilidade. Ao contrário do dinheiro físico, ele é inteiramente digital, sem uma representação física.
Isso exige uma "morte" do pensamento tradicional sobre o valor: A ideia de que algo intangível possa ter valor real é inicialmente difícil de aceitar.
Por que isso está acontecendo?
Bitcoin representa algo revolucionário na era da internet, onde tudo é facilmente copiável. Ele introduz a singularidade digital — a impossibilidade de duplicar — o que desafia o sistema financeiro tradicional com sua intrínseca inflação.
É raiva que surge ao perceber que o sistema financeiro em que confiávamos pode não ser tão justo ou transparente quanto acreditávamos.
Mas e se eu puder controlá-lo? Vamos domesticá-lo, inserir no nosso molde tradicional de controle e se não pudermos, vamos extirpá-lo, regulá-lo ou criar cópias igualmente "valiosas"...mas se você quer apenas jogar sem compreender, o que resta é o tabuleiro da Teoria dos Jogos.
Sou burro em duas patas, nunca vou entender isso. A complexidade e multidisciplinariedade do Bitcoin desafia até o mais alto QI e nesse ponto a sensação de perda e confusão é intensa.
O peso da mudança é sentido, e a ideia de que o valor não está em multiplicar unidades, mas sim em multiplicar o poder de compra, tem ter liberdade e em ter soberania começa a parecer inegável, embora parcialmente incompreendido.
É aqui que muitos enfrentam a verdadeira crise existencial, questionando a própria capacidade de adaptação e aprendizado, mas não por muito tempo.
Ah, eu entendo agora...
"Quando não somos mais capazes de mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos" Viktor Frankl
É muito mais que resignação, entendimento profundo de que o Bitcoin é diferente, é um dinheiro livre à impressão descontrolada; descentralizado pela face da Terra; o valor não precisa ser tangível, que a segurança não vem da forma física, mas da matemática e na descentralização.
Então…
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original." - Albert Einstein
E antes que eu me esqueça, a toca é sem fim!
Compreender bitcoin é para sempre.
O texto foi estruturado com base nos 5 estágios do luto de Elisabeth Kübler-Ross, quais são: Estágio da Negação, Raiva, Barganha, Depressão e Aceitação.
Leia também: O QUE É A HIPERBITCOINIZAÇÃO?.