Por Daniel Ripoll.
Texto traduzido e adaptado, você pode acessar o artigo original aqui.
Meu amigo é um veterano de 30 anos de Wall Street que não compra a narrativa de que "o céu está caindo" sobre o dólar americano e o colapso iminente do sistema monetário fiduciário.
A razão pela qual ele não acredita nisso é porque ele tem ouvido os defensores do ouro falando a mesma coisa sobre o caminho fiscal insustentável em que estamos há 30 anos, e nada tão ruim aconteceu. Se você acreditasse nos defensores do ouro, teria perdido alguns dos maiores ganhos da história do mercado de ações. A oportunidade de uma riqueza transformadora foi o custo de oportunidade de ouvir a narrativa de que o céu está caindo.
Ele tem um ponto. A visão de mundo pessimista e sombria não tem servido bem aos investidores. Por mais que eu quisesse dizer a ele "desta vez é diferente", não há como negar o desempenho das ações nos últimos 30 anos.
No entanto, quando ampliamos a visão e olhamos para o longo arco da história, vemos que a dívida dos EUA era de cerca de 5 trilhões de dólares há 30 anos. As nações estavam adquirindo emissões de títulos do Tesouro dos EUA, o que permitia aos EUA emitir tanta dívida quanto quisesse, sem consequências.
Hoje, com 34 trilhões de dólares em dívida, 213 trilhões em passivos não financiados e os maiores compradores de dívida dos EUA começando a diversificar para commodities e outros ativos tangíveis, as coisas, de fato, estão fundamentalmente diferentes desta vez.
Ampliar a visão nos ajuda a ver que toda moeda de reserva global antes do dólar teve uma duração limitada, que durou em média cerca de 100 anos. Se Bretton Woods marcou o início do dólar como a moeda de reserva global em 1944, então estamos nos aproximando do fim da dominância do dólar, se assumirmos que a história se repetirá, ou pelo menos rimará.
Mesmo que você não compre a narrativa pessimista e sombria, tudo bem. Você ainda pode se beneficiar de possuir Bitcoin porque o sucesso do bitcoin como reserva de valor não depende do colapso total de nenhuma moeda.
Bitcoin é simplesmente o melhor absorvedor de liquidez fiduciária global já inventado. Tudo o que você precisa acreditar para justificar uma posição em Bitcoin é que as moedas fiduciárias continuarão a se expandir. Mais unidades de cada moeda serão impressas do nada para reduzir o impacto da dívida acumulada. À medida que isso acontece, o bitcoin o absorverá, negociando a preços cada vez mais altos.
Então, a mensagem para meu velho amigo é que você não precisa ser um pessimista para ver o valor no Bitcoin. Se o sistema colapsar completamente nos próximos anos, ou se os bancos centrais conseguirem, novamente, engenhar uma solução financeira, não importa porque sabemos com certeza que continuarão a desvalorizar o dinheiro fiduciário. Eles não têm escolha. Como Greg Foss gosta de dizer, "é apenas matemática".
Para compreender a espiral da dívida veja esse artigo.